Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas. Por minha causa, sereis levados à presença de governadores e reis,
para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer, porque nessa altura vos será sugerido o que deveis dizer; porque não sereis vós a falar, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós. O irmão entregará à morte o irmão e o pai entregará o filho. Os filhos hão-de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte. E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo».
| Reflexão
Estêvão foi um dos primeiros sete Diáconos escolhidos pelos Apóstolos, com o fim de por eles serem aliviados de tarefas administrativas (Actos 6, 1-6). O livro dos Actos dos Apóstolos (Actos 7) atribui-lhe um discurso, que, sendo o primeiro ensaio cristão da leitura dos textos do Antigo Testamento em função da vinda do Senhor Jesus, servirá de modelo aos primeiros arautos do Evangelho.Primeiro diácono, foi também o primeiro mártir da Igreja, por volta do ano 36. Perante as adversidades da vida, a primeira coisa a superar é o medo. Jesus garante a presença do Espírito «que falará em vós». O problema é que os «adversários» só terão uma alternativa: a violência. E isso é muito perigoso. «Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo».
Sem comentários:
Enviar um comentário