Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. Depois do desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob; Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Assim, todas estas gerações são: de Abraão a David, catorze gerações; de David ao desterro de Babilónia, catorze gerações; do desterro de Babilónia até Cristo, catorze gerações.
| Reflexão
O início do evangelho segundo Mateus apresenta uma genealogia de Jesus. Era costume, quando se pretendia elogiar um personagem, exalta a sua importância. A primeira referência destaca a ligação a David e depois a Abraão: «Filho de David, Filho de Abraão». David é a figura unificadora do povo de Israel. Abraão é a figura unificadora de todos os povos crentes num único Deus. Propositadamente, o evangelista divide o tempo em três grupos de catorze gerações. Jesus é o «novo» David (para os hebreus cada consoante tem um número: D=4; V=6; assim o nome David corresponde ao número 14: 4+6+4). Jesus vem para fazer a unidade entre todos. Assim apresenta Mateus o plano salvador de Deus. E expressa uma amplitude universal que vale a pena referenciar. Há judeus e pagãos. Há figuras reais e personagens (quase) desconhecidas. E também se fala de cinco mulheres: cada uma com uma particularidade importante para a mensagem que o autor quer transmitir. Toda a humanidade está representada nesta filigrana de nomes e números. Este é o significado da missão de Jesus. Em Jesus, Deus vem salvar toda a humanidade; e toda a Criação. De facto, o texto evangélico evoca uma nova criação. A Boa Nova transmitida pelo «olhar» de Mateus faz memória de um novo nascimento: algo inteiramente novo começa com Jesus Cristo. É o ponto de partida para a «humanização» de Deus. Ele faz parte da história humana. Deus também faz parte da tua história?
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